Quinta do Jardim®

A sua futura Loja de Comercialização  de produtos Regionais, Doces, Licores, Compotas, Chás, Infusões, Queijos, Vinho, Fruta Desidratada e muito mais.

 O MIRTILO 

Pequena fruta originária da América do Norte. O Mirtilo, também conhecido como blueberry (nome em inglês), Arando, Uva-do-monte , erva-escovinha; myrtille (Francês), arándano /Espanhol), ganhou destaque devido às suas muitas propriedades medicinais.

A sua aparência é semelhante ao araçá, porém com coloração azul e tamanho de um grão de uva.

A fruta possui um sabor agridoce e pode ser utilizado tanto em pratos doces como salgados ou ser consumido natural.

As folhas podem ser consumidas na forma de salada ou chá.

O Mirtilo é uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas.

Tem um conteúdo particularmente elevado de Polifenóis tanto na casca quanto na polpa, que conferem funções de proteção sobre as paredes das células.

O mirtilo pertence à família das Ericaceae e género Vaccinium, e ao longo dos anos o género Vaccinium evoluiu nos climas temperados do norte do continente Americano, Europa e Ásia.

As cultivares (plantas) que produzem mirtilos em Portugal, sobretudo na região centro e norte, pertencem ao grupo “Northern Highbush Blueberry” (NHB), com exigências de frio entre 700 a 1.000 horas a cerca de 7ºC durante o Inverno.

O mirtilo é um fruto conhecido pela sua riqueza em vitamina C, sais minerais como magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, e outros componentes tais como taninos, pectinas e antocianinas, responsáveis pelas suas propriedades antioxidantes.

Surgiu em Portugal há cerca de 20 anos, na região de Sever do Vouga, concelho onde se registam as maiores áreas de cultivo.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, o setor da produção e comercialização do mirtilo já é responsável por mais de 36 milhões de euros de exportações e poderá ultrapassar a barreira dos 50 milhões de euros dentro de cinco anos, podendo chegar aos 215 milhões de euros em 2023.

 
 

 

A Quinta do Jardim® antes do início do projeto.

TOPO2.JPG


ANTES DO INICIO DO PROJETO MIRTIBEIRA®


Abertura buracos para colocação das plantas de mirtilo

A Mirtibeira® - Mirtilos da Beira (em nome de Victor Manuel Nascimento), possui certificado de Modo Produção Biológica, comprovando assim que mantem produtos sem pesticidas e/ou químicos usando métodos de produção biológica e não prejudiciais ao homem nem ao meio ambiente.

VOLTAR INÍCIO

Venha visitar a Quinta do Jardim®

estamos à sua espera!


Venha conhecer o nosso espaço como Quinta Pedagógica
e possibilidade de colher o próprio fruto, na epoca da apanha!

FALE CONNOSCO!